segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nunca li depoimento tão real...



Depressão

A depressão é hoje uma das maiores doenças do mundo. Porém, não sei bem se ‘doença’ é um nome apropriado para ela.

Doença é uma condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos como a dor. Porém, a depressão não é somente dor, é sofrimento.
Tudo começa com a perda de algo. Você vê as portas se fecharem e não existem janelas para fugir. Toda vez que a luz do túnel aparece, ela é fraca e está distante, e você não tem forças para alcançá-la.
Todo aquele sofrimento de impotência sobre seu próprio destino começa a afetar sua mente. E quando sua mente não lhe obedece mais, você passa a ser uma espécie de zumbi.
Sua mente fica fraca e seu corpo também. Então as dores começam a surgir. Você imagina mil e uma doenças, mas a pior dor é a que está no seu peito. Toda vez que você se sente ameaçado, é como se sofresse um ataque cardíaco. Uma dor incontrolável no peito, que sufoca e te atormenta.
Você vive com medo, e o pior sentimento que você tem é a ‘preocupação’. Você se preocupa com tudo, com sua família, com seus amigos, com suas coisas, você teme perder tudo aquilo que ainda tem, e tenta defender esse patrimônio com o pouco de força que lhe sobra.
Você perde sua paciência, tudo lhe tira do sério rapidamente. E toda vez que o sofrimento for um fardo grande demais para suas costas, você tende a descontar em quem está em sua volta.

É uma prisão dentro de sua própria mente. E quando você descobre que o que você tem é depressão, você se sente sujo. – “Como pude ser tão fraco?” Você se pergunta. – Você passa a ser dependente de remédios. Um dia sem tomar a sua droga, é uma noite mal dormida e uma fúria a flor da pele sempre pronta a explodir.
O pior é que você sabe que tudo isso afeta as pessoas que estão do seu lado, e então, uma parte da sua mente tende a se afastar de todos que tem pena de você, de todos que algum dia lhe causaram algum mal e de todos que podem lhe causar algum mal. Você se sente sozinho, não importa quantas pessoas tentem te ajudar, não importa o quanto seus remédios são seus companheiros, você ainda se sente sozinho.
É um tratamento longo, com muitas recaídas. Dificilmente você se sente realmente curado, você é ciente de que em uma perda, em um momento de fraqueza, tudo pode voltar a ser um inferno particular novamente.
E então, você se apega a Deus – aquela força superior que sempre vai lhe acolher com sua misericórdia. Mas não basta apenas Deus, remédios e ajuda, você precisa ter força de vontade, precisa querer sair dessa, precisa fugir da prisão de força máxima que você criou em sua mente.

A depressão é uma das maiores fraquezas humanas, ela pode acabar com alguém em poucos anos. E é difícil para mim falar disso. Vi isso de perto, e sei o quanto afeta as pessoas que tentam ajudar.
Uma doença insaciável que não afeta somente ao doente, mas também aos médicos e as visitas.
Gabriella Beth Invitti. Infelizmente ela não mentiu em nada :/Bjokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gata arrasa no comentário!